Descubra a importância do ambiente escolar no processo de aprendizagem das crianças

Quando pensamos na qualidade das escolas, é necessário avaliar alguns fatores relevantes, como a metodologia adotada, a didática, o preparo dos professores e os valores da escola. Mas o que muitas pessoas se esquecem é do ambiente no qual as crianças passarão boa parte do tempo.

Para que os alunos possam se desenvolver cultural, humana e cientificamente é imprescindível que o ambiente escolar seja o mais acolhedor possível e que permita que sejam livres para aprender, se divertir e interagir com os colegas com segurança.

As salas de aula e os demais ambientes da escola devem provocar nas crianças a curiosidade e desafiá-las a compreender o mundo de maneira mais lógica e criativa, respeitando a individualidade e o tempo de cada um. Se os alunos se sentem confortáveis na escola, o processo de ensino e aprendizagem tende a ser mais leve e, consequentemente, mais efetivo.

O papel do ambiente escolar no despertar da autonomia, da identidade e do próprio conhecimento das crianças é tão importante quanto o papel do educador, da relação com os outros alunos ou dos próprios conteúdos aprendidos. O espaço físico, independente do que o professor está ensinando, envia mensagens e recebe respostas das crianças.

O ambiente deve estar apto a atender as necessidades mais básicas dos alunos no desenvolvimento de suas capacidades, além de oferecer conforto e segurança.

Na Red House, a curiosidade é sempre bem-vinda, incentivada e reconhecida. Com o conceito da biomimética, que usa estruturas e padrões observados na natureza como inspiração, construímos espaços que respeitam e favorecem as vivências de cada faixa etária.

Nosso ambiente foi pensado e cuidadosamente preparado para gerar vivências, experiências ricas e despertar a criatividade, contribuindo para o melhor desenvolvimento dos alunos.

Quer saber mais sobre a Red House? Clique aqui!