Saiba qual a melhor idade para a aquisição de linguagem na infância

Aprender outro idioma expande a nossa visão de mundo. Proporciona a descoberta de novas culturas, coloca-nos em contato com outras tradições e permite que estejamos mais próximos de pessoas de diversas nacionalidades.

A aquisição de linguagem ainda na infância proporciona inúmeros benefícios à criança e, consequentemente, ao adulto que ela se tornará. Considerando a biologia, é logo a partir dos primeiros dias de vida e da primeira infância que o cérebro humano está mais preparado para absorver conhecimento.

A seguir, contamos qual a melhor idade para investir em uma nova língua e os benefícios de estimular esse aprendizado logo cedo. Confira!

Afinal, qual a melhor idade para a aquisição de linguagem?

Esse questionamento é supercomum para a maioria dos pais. Por isso, vamos tirar essa dúvida logo de cara. É sabido que o contato com uma nova língua bem cedo, antes da puberdade, garante compreensão, fala e escrita bem mais próximas da de um falante nativo.

Ou seja, quanto mais cedo a criança for incentivada a aprender um idioma estrangeiro, melhor será a assimilação do conteúdo. Então, se existe a oportunidade de o seu filho conhecer outro idioma logo cedo, não hesite em estimular esse aprendizado.

No início, a criança pode até misturar algumas palavras entre as duas línguas, mas fique tranquilo. Isso é comum e vai desaparecer à medida que ela aprende a diferenciar o contexto de cada uso da linguagem.

Quais são os benefícios desse aprendizado precoce?

Além das vantagens citadas anteriormente, a aquisição de linguagem logo cedo garante compreensão maior da fala e da escrita do novo idioma. Se o aprendizado for estimulado para além da infância, a criança poderá atingir a proficiência em outra língua com mais facilidade.

Veja mais benefícios desse aprendizado precoce:

  • memória fortalecida — a nova língua serve como estímulo cognitivo;
  • aumento da concentração — quem fala mais de um idioma tende a manter o foco sobre informações mais importantes, filtrando o que não é relevante;
  • melhor desempenho na comunicação de forma geral — a criança ainda vai aprender a se expressar de novas formas.
  • aumento da autoestima — diferencia a criança das demais e garante novas oportunidades profissionais no futuro.

Como estimular a criança para esse novo aprendizado?

O estímulo pode começar bem cedo e dentro de casa. Músicas, livros com ilustrações, diálogos, jogos e brincadeiras podem incentivar a criança a desenvolver interesse por uma nova língua.

É importante, entretanto, ter em mente que o aprendizado dessa nova linguagem deve ser trabalhado de forma distinta nas diferentes idades da infância. Até os 6 anos, a instrução deve ser lúdica. A partir dos 7 anos, é possível ensinar o novo idioma por meio da fala, escrita e leitura.

Depois de conhecer a melhor idade para a aquisição de linguagem e descobrir os benefícios desse aprendizado precoce para o seu filho, acreditamos que a curiosidade por outro idioma deve ser estimulada por você sempre que possível. Afinal, essa pode ser a porta para um universo repleto de novidades, não é?

Se você gostou deste post, não deixe de nos seguir no Facebook e acompanhar as nossas atualizações na rede social. Até a próxima!