Layer
Layer
Layer

UM PROGRAMA FORTE E ESTRUTURADO

• aborda o bem-estar acadêmico, social e emocional dos alunos.
• incentiva os estudantes a desenvolver independência e a responsabilidade por sua própria aprendizagem.
• apoia os esforços dos alunos para obter compreensão do mundo e para se relacionar confortavelmente dentro dele.
• ajuda os estudantes a estabelecer valores pessoais como base na cultura local e desenvolver e compreender a mentalidade de outros países e culturas.

As seis áreas temáticas identificadas no IB PYP
• linguagem
• estudos sociais
• matemática
• artes
• ciência
• educação pessoal, social e física

UMA METODOLOGIA EM CONSTANTE EVOLUÇÃO

Trata-se de um dos programas mais eficientes, com qualificação educacional reconhecida internacionalmente e composto por uma imersão integral no idioma inglês, com forte atenção à Matemática, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Estudos Sociais.

Aprender ao menos dois idiomas com naturalidade aprimora a cognição, permite solucionar problemas de forma rápida e eficiente, aperfeiçoa o raciocínio e melhora a autoestima, entre outros benefícios, como o social. O currículo inquisitivo e transdisciplinar traz objetivos específicos para cada área do conhecimento.

Nossos estudos são baseados em pesquisas, nas quais as áreas do conhecimento são integradas, motivando os alunos a agirem em prol da comunidade e do mundo ao seu redor

Image module

ENSINO FUNDAMENTAL

Para crianças de 6/7 anos.

No 1º ano do Ensino Fundamental, os alunos têm muitos desafios. É o momento em que vão formalizar a leitura e a escrita em inglês e em português. A Red House utiliza diferentes abordagens de ensino para que o biletramento aconteça com eficácia e fluidez. Para o aprendizado da matemática, iniciam o uso do programa de raciocínio desenvolvido pelos melhores educadores das áreas de exatas. Entendem que a matemática faz parte da vida e que tem uma linguagem tão importante quanto a leitura e escrita das línguas que falam.

Nas áreas de Estudos Sociais, Artes, Música e Educação Física, desenvolvem pesquisas que promovem conhecimento para além dos conteúdos propostos na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) uma vez que têm acesso ao currículo transdisciplinar do programa internacional oferecido pela escola. Isto ocorre em todas as séries do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano).

É também nesta série que iniciam o estudo do Espanhol como língua estrangeira. Nossos alunos vivenciam um ano de crescimento e amadurecimento no que diz respeito à responsabilidade frente aos estudos. Com acolhimento e respeito, ensinamos a eles a importância acadêmica no seu desenvolvimento pessoal.

Para crianças de 7/8 anos.

No 2º ano do Ensino Fundamental, com a alfabetização do português mais consolidada, os alunos se aprofundarão nos aspectos estruturais da nossa língua.

Seguindo todos os parâmetros da Base Nacional Comum Curricular, acrescido do embasamento da área de linguagem proposto no Currículo Internacional, as regras gramaticais são trabalhadas dentro de sala de aula de forma dinâmica e contextualizada, fazendo com que os alunos se apropriem desses conceitos. O currículo de Fonética (Phonics) é finalizado e, com apropriação da consciência dos sons da língua inglesa, nossos alunos passam a ler e a escrever em inglês.

Completam o ciclo de estudos nas quatro principais áreas de aquisição da linguagem. Agora estão prontos para aprofundar a escrita, a leitura, a fala e a compreensão nas duas línguas. A pesquisa se intensifica em todas as áreas do conhecimento e a leitura torna-se fonte principal de aprendizagem, motivo de grande satisfação e orgulho para os nossos alunos.

Para crianças de 8/9 anos.

English Language Arts é a área de estudo que nos permite cumprir as exigências curriculares do American Common Core em inglês. Por meio de leituras diárias, nossos alunos são incentivados a analisar e opinar sobre diversos textos e, ao aprenderem os gêneros literários, são apresentados a importantes autores nacionais e internacionais, embarcando na grande aventura que a literatura nos proporciona.

Com saídas de campo programadas de acordo com os temas trabalhados em sala, os alunos vão além dos livros e da teoria. Exploram para além dos muros da escola e contribuem para o uso e a preservação dos espaços públicos. Nesta série do Ensino Fundamental, começam a escrever também em espanhol e a estudar as estruturas desta língua.

O estímulo do raciocínio é feito com a apropriação dos estudos do STEAM (Science, Technology, Engeneering, Arts and Mathematics) e os alunos são expostos a conteúdos de robótica e programação que auxiliam a contextualizar a aprendizagem das áreas de exatas e a trazer os seus conhecimentos para a vida.

Para crianças de 9/10 anos.

Por meio das Unidades de Investigação, nossos alunos mergulham em temas de grande relevância mundial e discutem seus papéis e suas responsabilidades diante deles. Acostumados a serem cidadãos globais, os alunos já conseguem se aprofundar nas áreas de Linguagem, Matemática, Ciências, e Estudos Sociais de forma mais interdisciplinar e ainda mais ativos no processo de aprendizagem. Com muita dedicação, aprofundam-se nos estudos e, mais maduros, assumem uma postura de independência e responsabilidade sob o seu crescimento e aprimoramento pessoal e acadêmico. Já conhecem as rotinas do Ensino Fundamental e começam a se preparar para o quinto ano, quando irão finalizar esta etapa de formação na qual aprenderam a ser acima de tudo “lifelong learners” (aprendizes para a vida toda). Aprenderam que o estudo, a dedicação e a aplicação do conhecimento adquirido são a chave, de agora em diante, para a condução de suas vidas.

Por meio de Assemblies (assembleias), toda a comunidade escolar discute situações emergentes em nossa escola, pensam e repensam em suas ações e, o mais importante, criam as soluções para os problemas encontrados. As assembleias são conduzidas pelos alunos de quartos e quintos anos e representam uma importante prática da Educação Democrática.

Para crianças de 10/11 anos.

O Primary Years Programme encerra-se no Year 5 e é neste nível que terão de apresentar um projeto de pesquisa transdisciplinar. Colocando em prática todo o conhecimento adquirido durante os anos anteriores no Programa Internacional, nossos alunos se envolvem em um processo colaborativo de investigação, produzindo conhecimento e oferecendo soluções para problemas da vida real. Contam com a ajuda de orientadores e mentores que podem ser os seus próprios pais ou os pais de seus amigos.

Envolvem toda a comunidade em suas pesquisas. Dessa forma, nossos alunos são capazes de sintetizar todos os elementos do currículo e mostrar que merecem a certificação de uma escola internacional. Essa é uma ótima oportunidade para comemorar!

O próximo passo será a entrada dos alunos na próxima fase de sua educação e da sua vida, o Ensino Fundamental do 6 o ao 9 o ano. Ao chegarem aqui, esperamos ter contribuído como mediadores para uma formação de qualidade, que proporcione a cada um de nossos alunos os valores éticos, morais, acadêmicos e pessoais que estruturem toda a sua vida futura.

Pensando Globalmente

ALUNOS COM MENTALIDADE INTERNACIONAL

O objetivo de todos os programas do IB é desenvolver alunos com mentalidade internacional que ajudam a criar um mundo melhor e mais pacífico. Como comunidade do IB, nos empenhamos em ser:

O perfil da comunidade IB representa 10 atributos valorizados pelas Escolas do Mundo do IB. Acreditamos que esses atributos, e outros como tais, possam ajudar as pessoas a se tornarem membros responsáveis das comunidades locais, nacionais e globais.

Investigadores

Nós nutrimos nossa curiosidade, desenvolvendo habilidades para a investigação e pesquisa. Nós sabemos como aprender de forma independente e com os outros. Nós aprendemos com entusiasmo e mantemos nosso amor pela aprendizagem durante toda a vida.

Informados

Desenvolvemos e usamos uma compreensão conceitual, explorando o conhecimento através de uma variedade de disciplinas. Estamos engajados em assuntos e ideias que têm importância local e global.

Pensadores

Usamos nossas habilidades de pensamento crítico e criativo para analisar e levar a ações responsáveis diante de problemas complexos. Exercitamos a iniciativa ao tomar decisões raciocinadas e éticas.

Comunicadores

Nós nos expressamos de forma confiante e criativa em mais de uma língua e de várias maneiras. Colaboramos de forma eficaz, ouvindo com atenção os pontos de vista das outras pessoas e grupos.

Íntegros

Agimos com integridade e honestidade, tendo um forte sentido de equidade e justiça, respeitando a dignidade e os direitos das pessoas em toda parte. Nos responsabilizamos por nossas ações e suas consequências.

Mentes Abertas

Apreciamos de forma crítica nossa própria cultura e história pessoal, bem como os valores e tradições dos outros. Buscamos e avaliamos uma variedade de pontos da vista e estamos dispostos a crescer por meio da experiência.

Solidários

Demonstramos empatia, compaixão e respeito. Temos um compromisso de prestar serviços e agimos para fazer uma diferença positiva na vida dos outros e no mundo à nossa volta.

Audazes

Abordamos a incerteza com coragem, ponderação e determinação; trabalhamos de forma independente e cooperativa para explorar novas ideias e estratégias inovadoras. Somos inventivos e flexíveis diante de desafios e mudanças.

Equilibrados

Compreendemos a importância de equilibrar os aspectos diferentes de nossas vidas – o intelectual, o físico e o emocional – para alcançar o bem-estar para nós mesmos e para os outros. Reconhecemos nossa interdependência com as outras pessoas e com o mundo em que vivemos.

Reflexivos

Consideramos com atenção o mundo e nossas próprias ideias e experiência. Nós nos esforçamos para compreender nossos pontos fortes e fracos, de forma a auxiliar nosso aprendizado e desenvolvimento pessoal.

HORÁRIOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

K4, K5 e Ensino Fundamental (Year 1 a Year 5)

Todas as turmas permanecem na escola em período integral, com a possibilidade de ficarem em período estendido como opção extracurricular nos câmpus de São Paulo.

Integral: 8h às 15h40 / Período estendido: 8h às 17h15.

Image module