A partir do Year 6, a Red House International School adota o IB Middle Years Programme (MYP) nas escolas de São Paulo, um programa desafiador voltado para alunos entre 11 e 16 anos, que os incentiva a fazer conexões práticas entre os estudos e o mundo real. Com uma ampla e tradicional base de conhecimento, o MYP estimula os estudantes a serem criativos, críticos e reflexivos.

Compreensão intercultural, habilidades de comunicação e engajamento global são vistos como elementos essenciais para a educação no século 21, assim como são considerados fundamentais para a nossa filosofia. Dentro deste contexto, o MYP promove uma visão integrativa da aprendizagem.

O programa exige ainda uma abordagem de ensino e aprendizagem que inclua e amplie os conteúdos escolares tradicionais. Com base no conhecimento, habilidades e atitudes adquiridos no PYP, o programa prepara os alunos para enfrentar os desafios acadêmicos do IB Diploma Programme no Year 11 e Year 12.

Image module

PERFIL DOS ALUNOS

Os anos do Ensino Fundamental II são um período estimulante para os alunos. É quando eles se tornam mais independentes no aprendizado e sentem-se mais responsáveis pelos resultados que são capazes de alcançar.

Na Red House, os alunos recebem o apoio emocional, físico e social necessário para o progresso acadêmico e necessidades crescentes neste início do caminho para a vida adulta. Neste momento de transição real na vida dos adolescentes, a escola promove uma educação integral estimulando a autoconfiança, responsabilidade, respeito e compreensão multicultural por meio dos valores do International Baccalaureate (IB) Learner Profile.

ESTRUTURA PEDAGÓGICA

A partir do Year 6, os alunos expandem seu repertório e aprofundam os estudos em áreas de interesse. É uma oportunidade para experimentar e construir a trajetória pessoal escolhida.

Nos últimos dois anos (Year 8 e 9) do programa, a flexibilidade das disciplinas cuidadosamente elaboradas permite que os alunos cumpram as exigências da legislação brasileira assim como os seus objetivos de aprendizagem pessoais.

CURRÍCULO

O programa MYP compreende oito grupos de disciplinas que proporcionam uma educação abrangente e equilibrada para os primeiros anos da adolescência.

Língua e Literatura

Línguas e literaturas portuguesa e inglesa desenvolvem habilidades em seis áreas: Listening, Speaking, Reading, Writing, Viewing, and Presenting. A Red House valoriza a linguagem como elemento central para o desenvolvimento do pensamento crítico, essencial para cultivar o entendimento intercultural.

Língua Espanhola

O enfoque das aulas de espanhol no MYP é continuar com a abordagem comunicativa, mas com maior ênfase nas habilidades de leitura, escrita, compreensão auditiva e expressão oral. O objetivo é que ao final do Ensino Fundamental II, os alunos da Red House possam entender as ideias principais dos textos sobre temas cotidianos; comunicar-se oralmente em situações do dia a dia; descrever experiências, eventos e desejos, assim como justificar suas opiniões.

Matemática

O programa de Matemática durante o Ensino Fundamental II apresenta três grandes desafios:

1- Manter o interesse dos jovens alunos em aprender a matéria;

2- Desenvolver ainda mais a aquisição dos conhecimentos matemáticos adquiridos nos primeiros anos;

3- Desenvolver habilidades e experiências que contribuam com a sua vida social e profissional.

História e Geografia

Em História e Geografia, os alunos coletam, descrevem e analisam dados; testam hipóteses e aprendem a interpretar informações complexas. Esta abordagem com exemplos reais, pesquisa e análise é um aspecto essencial deste grupo temático.

Ciências

A disciplina de Ciências inclui Biologia, Química, Física, Geologia e Ciências da Terra, entre outras matérias. O estudo das Ciências incentiva os alunos a investigar questões por meio de pesquisa, observação e experimentação, trabalhando de forma independente e colaborativa. Os temas propostos, com a aplicação da ciência em contextos reais, permitem que os alunos reflitam sobre eles e pensem em ações sobre as tensões e dependências entre ciência, ética, cultura, economia, política, tecnologia e meio ambiente.

Arte e Música

A arte estimula a imaginação dos jovens, desafia as percepções e desenvolve habilidades criativas e analíticas. Também desafia e enriquece a identidade pessoal e constrói uma consciência da estética em um contexto do mundo real. A música também faz parte do currículo da Red House International, que aprimora o trabalho sobre a percepção de elementos musicais, teoria e notação, e a formação de coros, conjuntos e bandas. Essas possibilidades permitem que os alunos tenham uma vida musical completa, permitindo-lhes apreciar obras de música popular, erudita, étnica e jazz, bem como considerar a possibilidade de uma carreira futura.

Educação Física

Capacita os alunos a compreender e apreciar o valor de serem fisicamente ativos e desenvolver a motivação para fazer escolhas saudáveis ​​de vida. Na Red House International acreditamos em um currículo equilibrado que inclui conteúdo relevante, como conhecimento físico e relacionado à saúde; movimento estético, esportes coletivos e individuais, que desenvolvem o respeito, a colaboração e habilidades de comunicação. Como resultado desta prática, há uma valorização da construção de relações interpessoais.

Image module