O IB não se resume a apenas um programa educacional. A metodologia adotada em São Paulo vai muito além e oferece uma formação multicultural, que prioriza o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, formando cidadãos globais com mentalidade internacional que tomam decisões conscientes e tem ciência de sua responsabilidade com o planeta, ajudando a criar um mundo melhor e mais pacífico.

Por meio do IB, queremos que os nossos alunos sejam solidários, tenham a mente aberta e princípios sólidos; sejam reflexivos, comunicativos, indaguem e assumam riscos de maneira equilibrada.

Atualmente, a escola aplica o Primary Years Programme em São Paulo, voltado para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I. A comunidade escolar como um todo, incluindo os pais, é considerada parceira na aprendizagem e contribui para uma experiência educacional holística, na qual o aluno é o centro de tudo o que a escola pratica. O PYP incentiva os alunos a serem aprendizes ativos e solidários ao longo da vida, que compreendem e respeitam as diferenças.

OS 5 ELEMENTOS DOS PROGRAMA

O programa apresenta um currículo com cinco elementos essenciais: Conhecimentos, Conceitos, Habilidades, Atitudes e Ação. A partir deste ponto de referência, os alunos da Red House aprendem por meio de investigação e exploração ativa dentro e fora da sala de aula.

O processo de ensino é inter ou transdisciplinar e possibilita que o aprendizado seja contextualizado e relacionado com temas de relevância local e global.

Image module

OS CINCO ELEMENTOS DA ESTRUTURA CURRICULAR DO PYP

  • Atitudes
    Condutas que são a expressão e revelam valores fundamentais, crenças e sentimentos direcionados à aprendizagem, ao ambiente e à comunidade
  • Ação
    A prática responsável e transformadora de valores, crenças e atitudes perante o mundo

EIXOS DE ORGANIZAÇÃO DA GRADE CURRICULAR

A grade curricular do Ensino Fundamental da Red House é organizada em torno dos grandes eixos do conhecimento:
Image module

Língua Portuguesa

Juntamente com o inglês, a língua portuguesa é meio de instrução dos alunos na Red House. Dessa maneira, além do desenvolvimento linguístico em si, a escola dá especial atenção à história, cultura e literatura brasileiras de modo a ampliar o conhecimento da cultura do País; incorporar o hábito da leitura e o desenvolvimento da criatividade e senso crítico dos jovens leitores.

Image module

Língua Inglesa

O inglês é a língua de instrução da Red House e desde a Educação Infantil os alunos aprendem a se comunicar por meio dele. No Ensino Fundamental, as habilidades orais, de leitura e escrita são aprimoradas por meio dos conteúdos curriculares e obras da literatura estrangeira, ambos na língua inglesa.

Image module

Língua Espanhola

A partir do Year 1, o espanhol é introduzido na grade curricular, como língua estrangeira. As práticas de linguagem desenvolvem-se ao redor da leitura, compreensão e interpretação de textos; compreensão auditiva e expressão oral e escrita.

Image module

Matemática

Usar a lógica para desenvolver soluções de maneiras diversas. Esse é o caminho para um aprendizado efetivo e de longo prazo. Para isso, a Red House escolheu a metodologia de Singapura, país que é referência do ensino da disciplina, o método e as ferramentas que simplificam de modo exponencial os segredos e complexidades da matemática, bem como um treinamento completo para os nossos professores.

Image module

Ciências

A investigação é a base do estudo de Ciências. Em todas as séries do Ensino Fundamental, os alunos são estimulados a experimentar, explorar, comparar, indagar os professores e realizar experiências para ampliar o conhecimento na disciplina de maneira prática e efetiva.

Image module

Estudos Sociais: Geografia e História

A Geografia e a História integram a área de Estudos Sociais. A compreensão da sociedade e do planeta é ampliada nesta disciplina. Os alunos investigam e aprendem que os humanos são organizados em comunidades; de que modo elas influenciam o ambiente e que suas culturas diferem entre si. Passam ainda a entender as mudanças que ocorrem com o tempo e de que forma o passado, assim como a tecnologia, impacta o presente.

Image module

Esportes

É uma ferramenta que capacita o aluno a lidar com suas necessidades, limites, desejos e expectativas. Desenvolve as competências técnicas, sociais e comunicativas, da mesma forma que promove o respeito ao próximo e o espírito de equipe. Na Red House, o esporte faz mais que alongar os músculos: flexibiliza o pensamento e estimula a vontade de estar com os amigos dentro da escola.

Image module

Artes

Desenvolve a coordenação motora e a inteligência emocional. Por meio da arte, o aluno da Red House compreende a multiplicidade do ser humano, sua genialidade, capacidade de expansão e de expressão. E tudo na prática, com tintas, argila, madeira, papel, ferramentas diversas e técnicas multiculturais.

Image module

Música

As atividades dadas em sala de aula são planejadas para estimular o interesse da criança pela música. Na Educação Infantil, os alunos aprendem de forma lúdica. A partir do Ensino Fundamental, o conteúdo é aprofundado com atividades de leitura, ritmo, composição e performance. A disciplina de música do PYP do IB tem quatro focos que se desenvolvem progressivamente.

O primeiro deles é o Performing, que se divide em Singing e Playing Instruments. Desde a turma de Toddler, os alunos são incentivados a cantar e explorar os instrumentos de forma lúdica, com movimentos corporais que ajudam a assimilar os elementos básicos da música. Ao longo dos anos, o repertório aumenta e são desenvolvidas novas técnicas.

O segundo Listening Appreciation expõe obras musicais de diferentes épocas, culturas e estilos, estimulando os alunos a identificar os diversos elementos musicais, como ritmo e melodia. Por meio do pilar Notation, os alunos da educação infantil aprendem com desenhos, traços e símbolos. E a partir do Fundamental I, é iniciada uma aproximação gradativa da notação (registro de sons) e leitura tradicional para que os alunos consigam criar suas próprias composições.

Todos os elementos aprendidos são reforçados no Creating and Composing, com estímulo ao uso da imaginação para que os alunos consigam organizar os sons para compor músicas.

OUTROS PROGRAMAS

MIDDLE YEARS PROGRAMME

Destinado aos alunos de 11 a 16 anos, tem foco no desafio intelectual e engaja os alunos a relacionarem as disciplinas tradicionais ao mundo fora da sala de aula. O MYP incentiva os alunos a tornarem-se pensadores críticos, criativos e reflexivos.

O Programa é flexível e cumpre, assim, as exigências da maioria dos currículos nacionais. Baseado nos cinco elementos desenvolvidos no PYP, o programa prepara os alunos para os desafios do Programa do Diploma IB.

DIPLOMA PROGRAMME

O DP prepara alunos de 16 a 19 anos para o Ensino Superior e os incentiva a se tornarem participantes engajados de uma sociedade cada vez mais globalizada.

Com uma rigorosa avaliação, o programa é desafiador e é reconhecido pelas melhores universidades do Brasil e do mundo.

Para saber ainda mais detalhes sobre o programa, acesse o site oficial do IB: www.ibo.org.

Image module